imagem de cabeçalho

CONCILIACAO

 

CECON DE MATO GROSSO DO SUL ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE FINANCIAMENTOS HABITACIONAIS

Projeto foi realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública Federal e Universidade Anhanguera/Uniderp

O Núcleo de Cidadania da Central de Conciliação (Cecon) da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, realizou, no último dia 20 de maio, ação que levou orientações jurídicas a beneficiários do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e do Minha Casa, Minha Vida com o intuito de conscientizá-los sobre seus direitos nos financiamentos habitacionais. Chamado Cecon Cidadania, o projeto aconteceu na Escola Municipal Celina Jallad e teve o apoio da Caixa Econômica Federal (Caixa), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Universidade Anhanguera (Uniderp).

Durante o evento, ocorreram palestras com representantes da Justiça Federal, Caixa e DPU. Pela Justiça Federal, falou o juiz federal Fernando Nardon Nielsen, coordenador da Central de Conciliação em Mato Grosso do Sul. Ele informou aos presentes sobre a missão da Cecon e o desenvolvimento e a implantação de forma efetiva do Núcleo de Cidadania da Central de Conciliação.

Em sua palestra, o magistrado também abordou o desenvolvimento da política judiciária de atendimento ao cidadão e de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito da Justiça Federal da 3ª Região, mediante planejamento, gestão, execução, aprimoramento e controle do Programa de Mediação e Conciliação nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ele apresentou os métodos consensuais de soluções de conflitos, além do serviço que a Cecon disponibiliza para a sociedade.

Sobre o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Minha Casa Minha Vida (MCMV), palestraram os advogados Alexandre Baseggio e Waldir Gomes de Moura e a funcionária responsável pelo setor de habitação Andréa Nantes. O objetivo foi conscientizar a população sobre seus direitos e financiamentos habitacionais.

Em contraponto, a Defensoria Pública da União, representada pela defensora Andressa Santana Arce, orientou a população sobre seus direitos e deveres no que se refere ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Mencionou a importância da DPU, quando foi criada e quem pode ser assistido por ela.

Paralelamente, estudantes e professores do curso de Odontologia da Uniderp prestaram assistência para a comunidade, com dicas de higienização, atividades educativas e orientações odontológicas, como o aprendizado do autoexame para prevenir o câncer de boca. Alunos de Psicologia também realizaram atividades lúdicas com o público infantil presente na ação. Assuntos como bullying e prevenção ao suicídio foram temas abordados pelo Curso de Psicologia da Universidade aos alunos da Escola Celina Jallad.

Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul 
 

 


Arquivos desta página


JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU EM MATO GROSSO DO SUL
Rua Delegado Calos Roberto Bastos de Oliveira, 128
Jardim Veraneio - Campo Grande - MS
79037-102
Administrar páginaTelefonesBuscaPágina PrincipalInternet Mato G. do SulInternet de São PauloInternet TRF3 Página Principal