Publicado em: 09/11/2018 19h57 – Atualizado em: 23/11/2018 19h40

JFMS recebe primeira visita de acadêmicos do Programa Conhecendo a Justiça Federal

 

Visita orientada pretende ampliar o conhecimento dos estudantes de Direito

 

Na última terça, 6 de novembro, a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul recebeu acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Anhanguera Campo Grande, por meio do Programa Conhecendo a Justiça Federal, onde puderam conhecer a estrutura, competências e funções do órgão.

O Diretor do Foro, Juiz Federal Ricardo Damasceno, recebeu os estudantes do 10º semestre, em seu Gabinete. De forma descontraída, falou sobre a importância da definição da carreira pública ou privada, já que estão no último semestre do curso. “Seja uma ou outra, as duas carreiras são muito boas”, destacou o Diretor. Discorreu também sobre o concurso de juiz federal, afirmando que a aprovação não é fácil, mas possível. Suas atribuições como Juiz da 2ª Turma Recursal e Diretor do Foro da JFMS foram brevemente explanadas pelo Juiz Federal Ricardo Damasceno.

Os acadêmicos ainda participaram de palestra sobre a competência, estrutura e funcionamento da JFMS, no Auditório, com o Diretor do Núcleo de Apoio ao Judiciário (NUAJ), Osny Magalhães Pereira.

Com a intenção de propiciar mais conhecimento, a JFMS possibilitou aos estudantes visita a uma Vara cível, uma criminal e a Vara de execuções fiscais. Na 4ª Vara, o Juiz Federal Pedro Pereira dos Santos, conversou com os universitários, onde ressaltou a importância da leitura, atualização profissional, ética e valores, como respeito e  humildade.

Sobre o Programa

“Conhecendo a Justiça Federal” da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, instituído em 15 de agosto deste ano, pela Portaria nº 27, de 08 de agosto, tem o objetivo de prestar esclarecimentos aos acadêmicos de Direito sobre as competências, funções e atividades da Justiça Federal Comum.

O Programa atende a meta nº 04/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê a implantação programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Para participar do Programa, deve ser realizado um agendamento online, em datas previamente definidas pela JFMS. As inscrições devem ser realizadas pelo coordenador/professor da instituição de ensino, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, sendo aceitas visitas de, no mínimo 10 e, no máximo, 25 estudantes. As datas para visitas serão disponibilizadas no site da JFMS, onde já está disponível o formulário de inscrição.

 

Portaria nº 27

Datas a serem definidas e Formulário de Inscrição

 

Seção de Comunicação Social JFMS