Publicado em: 02/05/2019 17h45 – Atualizado em: 21/10/2019 17h54

Programa Conhecendo a Justiça Federal recebe acadêmicos da Anhanguera

 

Aconteceu nesta terça-feira (30) mais uma etapa do Programa “Conhecendo a Justiça Federal”. Acadêmicos do último ano do curso de Direito do Centro Universitário Anhanguera , acompanhados pela professora Isa Maria Formaggio Marques, puderam conhecer a estrutura, competências e funções da Justiça Federal.

Inicialmente, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre a estrutura e funcionamento da JFMS, com o Diretor do Núcleo de Apoio ao Judiciário, Osny Magalhães Pereira , que também apresentou a realidade de cada Subseção Judiciária, como o quantitativo de processos e a competência das varas.

Após a apresentação, os acadêmicos conheceram uma vara cível, uma vara criminal e a vara de execução fiscal. Os diretores das varas explicaram as fases processuais e como se dá o processamento das ações em suas varas.

Os acadêmicos ainda conheceram a distribuição e tiveram uma breve explicação sobre o Sistema PJe.

Ao final, o Vice-diretor do Foro, Dr. Bruno César da Cunha Teixeira, deu uma explicação mais detalhada sobre as competências e a carreira na magistratura federal.

Os acadêmicos demonstraram bastante entusiasmo em conhecer a prática muitas vezes só vivenciada em livros.

 Sobre o Programa

Instituído em 15 de agosto deste ano, pela Portaria nº 27, de 08 de agosto o Programa “Conhecendo a Justiça Federal” tem o objetivo de prestar esclarecimentos aos acadêmicos de Direito sobre as competências, funções e atividades da Justiça Federal Comum.

Para participar do Programa, a instituição de ensino deve se cadastrar para as próximas datas disponíveis.

Confira o regulamento e o cronograma.