Publicado em: 31/05/2019 19h49 – Atualizado em: 15/08/2019 14h44

Juizado de Dourados implanta horta orgânica cultivada pelos servidores

 

Horta faz parte do Programa JEF Sustentável

O Programa JEF Sustentável foi criado objetivando desenvolver em cada servidor e colaborador o senso de pertencimento ao espaço de trabalho por meio da convivência e troca de experiências, cultivando a horta orgânica nas dependências do Juizado Especial Federal de Dourados - MS.

A ideia surgiu do interesse da Presidência do JEF em melhorar o ambiente organizacional e da preocupação em incentivar uma alimentação saudável - incentivando atividades que visam a saúde do servidor, a fim de proporcionar ao ambiente de trabalho um clima saudável e de acolhimento. Acrescenta-se, ainda, a necessidade de manutenção do espaço do jardim de inverno do Juizado.

Para implantação do Programa, o Juizado buscou apoio e assistência técnica junto à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio dos professores pós-doutores Nestor Antonio Heredia Zarate e Maria do Carmo Vieira, ambos docentes da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA)

Com a orientação técnica dos docentes, foram definidas as espécies a serem cultivadas, formas de cultivo, formas de propagação, os insumos para adubação e controle de doenças e pragas e o plantio foi iniciado  no dia 25.02.2019.

No espaço, já foram realizados o plantio/cultivo de cebolinha, salsinha, alface, agrião e beterraba, além de plantas como capuchinha, orégano, manjericão, hortelã, menta de óleo, alecrim e poejo do sul. Os produtos colhidos na horta são divididos entre todos os participantes.

A manutenção da horta fica a cargo dos servidores e terceirizados do JEF. Todas as segundas-feiras são realizadas visitas pelos professores Néstor e Maria do Carmo, acompanhadas pelos servidores. Durante as visitas, os professores ensinam técnicas de cultivo e acompanham o desenvolvimento das espécies.

Curso

O cultivo da horta despertou o interesse dos servidores em aprofundar os conhecimentos das técnicas de cultivo e plantio. Em um curso oferecido pela UFGD, os servidores estão aprendendo sobre as espécies, os tipos de solo, a forma de manejo, conhecimentos que poderão ser aplicados tanto na horta coletiva quanto na casa de cada um.

O curso é realizado aos sábados das 8h00 às 10h00 e para os servidores que possuem filhos, foi feita uma parceria com a Brinquedoteca da UFGD, por meio de sua Coordenadora, a psicóloga Cíntia Garbin e seus brinquedistas que oferecem atendimento às crianças durante o período de aula.

Benefícios

Por fim, vale destacar que o projeto tem uma ótima aceitação entre os servidores do JEF, todos, em algum momento, já participaram das atividades proporcionadas e os benefícios observados por eles são:

- o incentivo ao aprendizado e cultivo de hortaliças e plantas medicinais com a disponibilização de mudas pelos professores da UFGD para que cada servidor também cultive em sua casa;

- o aproveitamento do espaço e reestruturação da área verde do Juizado, criando um espaço de convivência e troca de experiências;

- incentivo ao trabalho em equipe;

- desenvolvimento do senso de pertencimento da equipe e dos servidores ao espaço do JEF;

- vinculação de memória afetiva com o espaço de trabalho.