Publicado em: 06/12/2019 17h10 – Atualizado em: 23/06/2020 13h56

AJUFEMS promove curso de Plantão Judicial aos servidores da SJMS

Curso abordou as matérias mais comuns ao plantão judicial

O Curso de Plantão Judicial, realizado nos dias 2 a 4 de dezembro, tratou dos temas mais polêmicos e buscou esclarecer as dúvidas mais pontuais dos servidores durante o plantão.

A iniciativa do curso surgiu do Diretor da ESMAFE/MS, o Juiz Federal Felipe Bittencourt Potrich, que observou a insegurança dos servidores durante o plantão, já que na ocasião, os servidores têm que tratar dos mais variados assuntos, muitas vezes matérias com as quais nem sempre estão familiarizados.

O Diretor do Foro, Juiz Federal, Ricardo Damasceno de Almeida, esteve presente na abertura do evento e ressaltou que a capacitação dos servidores sempre foi uma preocupação, por isso iniciativas como estas sempre são muito bem recebidas pela Administração. Além dos servidores de Campo Grande, que participaram do curso presencialmente, as Subseções do interior acompanharam o conteúdo por videoconferência.

Durante o curso, os servidores puderam compartilhar conhecimento, trocar experiências e padronizar condutas e rotinas que deverão ser aplicadas durante o período de plantão. Além das matérias abordadas, foi disponibilizado um vasto conteúdo, como minutas de decisões e despachos, telefone úteis, link de um grupo no Telegram, tudo para facilitar a atuação dos servidores fora do horário de expediente.

O curso foi ministrado pelo Juiz Federal Felipe Potrich e pelos servidores: Lucas Vinicius Barros, Diretor de Secretaria da Vara Federal de Coxim/MS, Vinicius Miranda da Silva, Diretor da 3ª Vara de Campo Grande, Mauro Oliveira Cavalcante, Diretor da 1ª Vara de Campo Grande,  Dalva Maria Furtado, servidora da 5ª Vara de Campo Grande, e Janaína Teixeira Gomes, servidora do JEF de Campo Grande.

Além das matérias mais comuns ao plantão, o grupo explicou os sistemas necessários aos atos processuais, SISJEF, PJ-e,  Sistemas de videoconferência e as particularidades de cada um.

Os servidores elogiaram a iniciativa do curso e acreditam que a experiência foi muito válida e o conteúdo irá proporcionar uma atuação mais efetiva durante os plantões.

Seção de Comunicação Social