Publicado em: 17/02/2020 16h41 – Atualizado em: 17/02/2020 18h54

Ministro Dias Toffoli faz visita institucional à Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul

     Pela primeira vez a Seção Judiciária recebeu a visita do Presidente do Supremo Tribunal Federal

Em visita institucional ao sistema judiciário sul-mato-grossense nesta sexta-feira (14), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, esteve na sede da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com o propósito de promover o diálogo com operadores do Direito locais e ampliar a cooperação e a integração entre os órgãos.

O presidente do STF foi recebido pelo Juiz Federal Diretor do Foro, Ricardo Damasceno de Almeida, acompanhado do Vice-diretor do Foro, Bruno Cezar da Cunha Teixeira e os Magistrados, Jean Marcos Ferreira, Renato Toniasso, Jânio Roberto dos Santos, Ronaldo José da Silva, Diogo Ricardo Góes Oliveira, Ney Gustavo Paes de Andrade e Carolline Scofield Amaral.

Estiverem presentes, também, os assessores do ministro: Dra. Daiane Nogueira de Lira, Secretária-Geral do STF, Des. Carlos Vieira von Adamek, Secretário-Geral CNJ, Dr. Márcio Boscaro, Juiz Auxiliar da Presidência STF, Dra. Renata Gil, Presidente da AMB, Dr. Fernando Mendes, Presidente da AJUFE, Dr. Márcio Aith, Secretário de Comunicação Social do STF, Dr. Luiz Geraldo Lanfredi, Diretor do DMF CNJ, Dra. Bárbara Nogueira da Silva, Assessora de Comunicação da Presidência do STF, Dra. Célia Regina Gonçalves, Assessora-chefe de Cerimonial STF, Dr. Marcelo Ribeiro Pires, Coordenador de Segurança Institucional CNJ.

Durante a reunião algumas questões foram levantadas, como a possibilidade de realização de audiência por videoconferência, a rotatividade de magistrados na região de fronteira e a saída do Ministério Público Federal de Ponta Porã/MS.

Também foi abordada, pela Dra Carolline Scofield Amaral, Juíza Federal de Ponta Porã, a realidade das fronteiras e os desafios que o estado enfrenta no combate ao tráfico de armas, drogas e contrabando de cigarro.

O Ministro se mostrou sensibilizado com toda a situação exposta e solicitou que os relatos e as dificuldades levantadas sejam formalizadas e remetidas pelo Tribunal da 3ª Região para uma análise mais pormenorizada.

O Diretor do Foro, Ricardo Damasceno juntamente com Vice-Presidente da AJUFFEMS, Ney Gustavo Paes de Andrade, entregou uma placa de homenagem ao Ministro, que também lhe trouxe honrarias, e não escondeu a satisfação da visita do Presidente do STF. “É motivo de muita alegria receber pela primeira vez o presidente do STF. Ficamos felizes também por ser uma oportunidade de iniciarmos um diálogo mais próximo com a Corte Suprema”.

O Ministro ressaltou também a atuação das Turmas Recusais de Mato Grosso do Sul, já que em 2019 menos de 100 processos foram submetidos à apreciação do Supremo, o que demonstra a excelência da atuação dos Juízes da Turma Recursal.

Além da Justiça Federal, o ministro esteve também com outros dirigentes do Poder Judiciário das áreas estadual, trabalhista e federal.

Seção de Comunicação Social

Fotos: Susy Caproni