Publicado em: 13/03/2018 19h42 – Atualizado em: 12/09/2019 20h23

Informações Gerais

Competência

Compete à justiça federal processar e julgar ações propostas contra a União, autarquias federais (como o INSS, o Banco Central) e empresas públicas federais (como a Caixa Econômica Federal), ou essas figuras como autoras. Exemplos são ações que discutem tributos federais, benefícios previdenciários ou direitos de servidores federais.
Ainda, dentre outras competências, com ações judiciais internacionais, direitos de comunidade indígena e questões relacionadas à nacionalidade.
No âmbito criminal, cabe à Justiça Federal julgar crimes como contrabando, tráfico internacional de entorpecentes, moeda falsa, sonegação fiscal, crimes políticos e ambientais.

Corpo Diretivo

Diretor do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul
Juiz Federal Ricardo Damasceno de Almeida

Vice-diretor  
Juiz Federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira

Dados Gerais

CNPJ: 05.422.922 / 0001-00

Sede Administrativa:

Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 128 - Jardim Veraneio

Campo Grande - MS

CEP 79037-102

Missão

A missão é uma razão de existência da organização e define seu objetivo institucional. A missão da Justiça Federal é: Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.

Visão de Futuro

A visão de futuro é uma projeção de um cenário idealizado, possível e desejável de organização, de maneira clara, atraente e viável. Defina o modo como a organização pretende ser percebida. A Justiça Federal definiu sua visão para 2020: Consolidar-se diante da sociedade como uma justiça efetiva e transparente.

Valores

Os valores são trajetos, posturas e ideias que direcionam ou comportam como pessoas na organização, permitindo todas as atividades e relações. Os valores da Justiça Federal são:

 

  • Ética;
  • Respeito à cidadania e ao ser humano;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Transparência;
  • Qualidade;
  • Inovação.