Publicado em: 04/10/2019 17h21 – Atualizado em: 04/10/2019 17h29

Justiça Federal promove palestra sobre Conciliação Sistêmica

 

A Central de Conciliação (CECON) da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul realizou na sexta-feira passada, 30/09, a palestra “Noções sobre Conciliação Sistêmica”, na Sala de Sessões das Turmas Recursais.

A palestrante foi a juíza federal Monique Marchioli Leite, que possui formação em Educação e Justiça Sistêmica pelo IDESV/MG e formação pessoal em Constelação Familiar pelo Instituto Vidas/MS. É palestrante, facilitadora e professora em cursos, workshops e treinamentos sobre prática jurídica sistêmica.

Este projeto consiste em realizar palestras mensais temáticas, com o objetivo de promover a capacitação dos conciliadores e operadores do direito, para que utilizem ferramentas que devolvam às partes o poder de solucionarem seus conflitos, conscientizando a todos acerca da importância da conciliação, bem como trazer às partes a compreensão do que está causando aquele conflito, para que possam encontrar o caminho definitivo para solução conflituosa, restaurando-se a relação, alcançando-se, assim, a verdadeira paz social.

Dentre os 21 participantes, estiveram presentes representantes do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, da Caixa Econômica Federal, do Juizado Especial Federal e, por videoconferência, a servidora Rosana Carvalho, da JF Três Lagoas-MS, que foram unânimes em concordar sobre a importância de se conhecer e adotar uma postura sistêmica conciliadora por parte de todos os envolvidos na audiência de conciliação, ouvindo-se a parte autora, a fim de aumentar as chances de uma solução efetiva para os conflitos que chegam até o judiciário.

Em sua palestra, a juíza explanou sobre a origem da Constelação Sistêmica Familiar, sua aplicação no Direito e realizou atividades práticas, demonstrando como funciona. Após, abriu espaço onde os participantes compartilharam o que sentiram, bem como ouviu sobre a disposição do INSS e CEF em oferecer propostas de acordo para possíveis audiências de conciliação.

A próxima palestra será realizada no mês de outubro, em data e local a serem definidos e divulgados posteriormente.

O público alvo é de magistrados, conciliadores, servidores, advocacia pública, advocacia privada, autores e réus em quaisquer tipos de processos.

Serão emitidos certificados aos participantes de cada palestra. Aos servidores, servirá como atividade de qualificação - AQ.

Local: Sala de Sessão das Turmas Recursais – rua Marechal Rondon, 1259, centro.