Publicado em: 17/03/2021 20h12 – Atualizado em: 05/04/2021 12h58

EMAG promove debate sobre lockdown e pandemia

 

Evento discute impactos de medidas para conter contágio na economia e na saúde 

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG) realiza, nos dias 18 e 19 de março, o webinário “Desnudando Lockdown”. A iniciativa vai promover debates com especialistas sobre o contexto do combate à Covid-19 nas áreas sanitárias, econômicas e sociais no país. 

O termo lockdown pode ser traduzido em português como bloqueio total ou confinamento. É um protocolo de isolamento sanitário que tem por objetivo impedir o movimento de pessoas para evitar o agravamento da transmissão de uma doença, neste caso o da Covid-19. 

No dia 18, das 11h às 12h, o tema será “Epidemia e a Economia: Há Oposição?”, com Samuel Pessôa, doutor em Economia e Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE). 

Já no dia 19, haverá duas palestras. “O Que Ficou Visível com esse Desastre Sanitário?” será ministrada, das 11h às 12h, pelo professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), médico Gonzalo Vecina. A segunda, denominada “Lockdown e as Lições não Aprendidas da Guerra Contra a Covid-19”, terá como palestrante o doutor em Economia e cientista de Dados Thomas Conti que é professor do Insper. 

O evento tem a coordenação das desembargadoras federais Therezinha Cazerta (diretora da EMAG) e Inês Virgínia e das juízas federais Márcia Hoffmann e Renata Lotufo. 

As palestras são gratuitas e abertas ao público, com transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams. Para participar, é necessário efetuar inscrição pelo site www.trf3.jus.br/semag/. Os inscritos receberão e-mail com instruções de acesso na véspera do evento. Será conferido certificado aos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária. 

Programação: Desnudando Lockdown   

18 de março, das 11h às 12h 

Epidemia e a Economia: Há Oposição? 

SAMUEL PESSÔA 

Doutor em Economia, Chefe da Pesquisa Econômica da JBFO, Pesquisador Associado do FGV IBRE  e colunista da Folha de S. Paulo 

Interlocutora 

MÁRCIA HOFFMANN 

Juíza Federal 


19 de março, das 11h às 12h 

O Que Ficou Visível Com Esse Desastre Sanitário? 

GONZALO VECINA 

Médico, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e da FGV, colunista do Estadão 

Interlocutor 

CARLOS DELGADO 

Desembargador Federal 

 

19 de março, das 19h às 20h 

Lockdown e as Lições Não Aprendidas da Guerra Contra a Covid-19 

THOMAS CONTI 

Doutor em Economia e Cientista de Dados, Professor do Insper e do IDP-SP, CEO da AED Consulting 

Interlocutor 

ROGÉRIO POLEZZE 

Juiz Federal 

Inscrição: www.trf3.jus.br/semag/ 

Transmissão: Microsoft Teams 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3