
Com o objetivo de conciliar conflitos de uma forma menos danosa para as partes, por intermédio da reflexão e do consenso, a Central de Conciliação da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, realizou no período de 20 a 23 e 27 e 28 de agosto, um ciclo de audiências de conciliação envolvendo processos da CEF/EMGEA. O saldo foi positivo, com a CEF recuperando cerca de R$ 355.000,00 em créditos habitacionais.
Foram realizadas cerca de 90 audiências, designadas em processos da Justiça Federal de MS e uma parcela de processos que estão tramitando em grau de recurso no Tribunal Regional da 3ª Região.
As audiências, coordenadas pela CECON/MS, aconteceram no Prédio da Turma Recursal, localizado, na Rua Marechal Rondon, 1259, centro, e contou com a participação de conciliadores já formados e servidores da Justiça Federal. A Defensoria Pública da União esteve presente atendendo aos seus assistidos.
A expectativa é de que o número de audiências e acordos aumentem à medida em que vai se fortalecendo a cultura da conciliação no Estado de MS.
Para o advogado Telmo Cezar Lemos Gehlen, o acordo é sempre bom, tanto para o mutuário, quanto para a própria CEF. Quanto ao serviço prestado pela Central de Conciliação ele avalia ser de suma importância para a sociedade, uma vez que é prestado de forma menos burocrática e dinâmica, e o melhor, resolve os conflitos.
O representante da Caixa Econômica, Waldir Gomes, avalia que o resultado das conciliações envolvendo a CEF foi positivo, ainda mais se considerarmos que o país não vive um bom momento econômico”.
A preposta da CEF, Marluce Dias Topal, ressaltou que a semana finalizou “com chave de ouro”.
O supervisor da CECON, Celso Neves, conclui que a produção do mês de agosto foi excelente, apesar de ser um momento sensível no cenário econômico do país. Diante dos resultados obtidos, o supervisor enalteceu a participação dos colaboradores, servidores, conciliadores e advogados, agradecendo o empenho e a dedicação de todos.
Seção de Comunicação Social