TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Acesso à Intranet
Menu
InternetNotíciasNotícias 2021Fevereiro 2021Justiça Federal intensifica ações de segurança nos prédios das Subseções de Mato Grosso do Sul

Justiça Federal intensifica ações de segurança nos prédios das Subseções de Mato Grosso do Sul

 

                                           O controle mais rígido na entrada e saída de pessoas foi uma das medidas adotadas para reforçar a segurança nos prédios

A Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul intensificou ações para garantir maior efetividade na segurança dos magistrados, servidores, terceirizados e do público em geral que utilizam os prédios da Justiça Federal de MS. Uma das ações implementadas foi o controle mais rígido na entrada e saída de pessoas, adotando-se o Sistema de Portaria – SISPO, com o cadastro obrigatório e uso de crachás de identificação.

Em razão da pandemia, para garantir o atendimento presencial ao público externo, adotou-se o sistema de agendamento eletrônico, que é feito através dos e-mails disponíveis no site da JFMS.

O sistema de agendamento eletrônico, além de trazer maior controle de acesso aos prédios da JFMS, está sendo utilizado para garantir o cumprimento do Plano de Biossegurança, implementado para combater à propagação do Coronavírus.

Inovações

A implantação do Sistema de Monitoramento Eletrônico (composto por CFTV, sensores e cerca elétrica) em todos os Prédios da Justiça Federal de MS,  tem demonstrado grande eficácia. O Sistema é operado por uma empresa terceirizada que, ao constatar alguma ocorrência, entra em ação em poucos minutos.

A instalação de novas câmeras de segurança em pontos estratégicos nos prédios da Seção Judiciária trouxe maior segurança aos servidores, terceirizados e público em geral, uma vez que o sistema também pode ser utilizado pelas partes em caso de alguma ocorrência durante o atendimento.

Para detecção de metais iniciou-se a instalação de portas eclusas (com funções semelhantes às Portas Giratórias). A previsão é que todos os prédios recebam o equipamento até o fim deste ano, todavia, nas Subseções onde a porta eclusa ainda não foi instalada, o controle está sendo feito por portais detectores de metais.

Contratações

Além dos sistemas já implementados, a Direção do Foro  tem se empenhado em aprimorar cada vez mais a segurança, para tanto, já estão em andamento a contratação de scanner de bagagens de mão tipo Raio X para instalação nas Varas Federais que atuam nas regiões de fronteira e a contratação de serviços de controle de acesso de pessoas através de catracas com leitor de aproximação e catracas motorizadas para PNE.

Enfim, a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul está trabalhando para oferecer melhor segurança possível à população que necessita utilizar as dependências dos seus prédios, conforme avaliou o Diretor do Foro, Ricardo Damasceno de Almeida, "A proteção dos operadores do Judiciário no exercício de suas funções beneficia também a população, que poderá ter suas demandas atendidas em segurança”.

Seção de Comunicação Social

 

Publicado em 18/02/2021 às 23h10 e atualizado em 31/03/2025 às 12h25