TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Acesso à Intranet
Menu
InternetNotíciasNotícias 2019Junho 2019Júri de indígenas acusados por homicídio de policiais começa hoje em São Paulo

Júri de indígenas acusados por homicídio de policiais começa hoje em São Paulo

 

Os índios são acusados de matar a tiros, facadas e pauladas, no dia 1º de abril de 2006, os policiais civis Ronilson Magalhães Bartie, 36 anos, e Rodrigo Lorenzatto, 26. Emerson José Gadani, na época com 33 anos, foi ferido a golpes de faca, mas sobreviveu.

O fato ocorreu durante tentativa de captura da Polícia Civil a foragido. Na ação, pelo menos oito indígenas montaram emboscada na MS-156, entre Dourados e o distrito de Porto Cambira, em frente ao assentamento "Passo Piraju", para encurralar os investigadores, lotados no 1° Distrito Policial de Dourados.

O processo está tramitando na 1ª Vara Federal de São Paulo, após pedido de desaforamento proposto pela defesa ter sido deferido.  O processo tem como réus os índios Carlito de Oliveira, 73 anos, seu filho Lindomar Brites de Oliveira, Ezequiel Valensuela, Jair Aquino Fernandes e Paulino Lopes. Os demais acusados pelo duplo homicídio – Valmir Júnior Savala, Sandra Arévalo Savala, Márcio da Silva Lins e Hermínio Romero – são réus em outro processo, que foi desmembrado.

As sessões de julgamento se iniciaram hoje e estão previstas para terminarem no dia 07/06/2019. A primeira fase será dedicada para ouvir todas as testemunhas do caso. Um dos réus está foragido, mas os outros quatro estão em julgamento. 

 

Seção de Comunicação Social

Publicado em 04/06/2019 às 16h27 e atualizado em 31/03/2025 às 12h25