Publicado: 11/09/2020
A Secretaria de Estratégia e Governança do Conselho da Justiça Federal (SEG/CJF) divulgou os resultados da pesquisa pública promovida pela Justiça Federal nos meses de junho e julho de 2020. A consulta pública teve como objetivo coletar insumos para a revisão da estratégia para o novo ciclo 2021– 2026 do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, conforme preconiza a Resolução CNJ n. 221/2016.
Participaram da pesquisa 12.582 pessoas, entre magistrados, advogados, servidores e jurisdicionados. De acordo com o relatório final, 56,9% dos que responderam a consulta concordam que a Justiça Federal tem garantido à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva, enquanto 67,8% consideram que a Justiça Federal tem cumprido seu papel com transparência.
Todos os macrodesafios do Poder Judiciário foram priorizados por, pelo menos, 70% dos respondentes, conforme se verifica abaixo:
- Garantia dos direitos fundamentais - 80%;
- Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais – 78%;
- Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados – 76%;
- Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade – 73%;
- Aperfeiçoamento da gestão da Justiça criminal – 73%;
- Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira – 72%;
- Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária – 72%;
- Consolidação do sistema de precedentes obrigatórios – 71%;
- Aperfeiçoamento da gestão de pessoas – 71%;
- Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional – 71%;
- Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos – 70%; e
- Promoção da sustentabilidade – 70%.
Também foram sugeridos outros temas, como os relacionados aos benefícios previdenciários e à saúde.
Segundo o SEG, os resultados demonstram que o desafio de aperfeiçoar a gestão administrativa e melhorar a prestação jurisdicional permanece, o que demanda a elaboração de um planejamento estratégico inovador e audacioso, a fim de tornar a Justiça Federal célere e efetiva.
Consulta
Em abril de 2020, o Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais, representados por seus gestores de metas e responsáveis pelas áreas de gestão estratégica, iniciaram a revisão da estratégia da Justiça Federal para o próximo ciclo 2021 – 2026.
Conforme preconizado pela Resolução CNJ n. 221/2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário, foi realizada Pesquisa Pública, por meio da qual 12.582 respondentes, entre magistrados, advogados, servidores e jurisdicionados, puderam opinar sobre processo de revisão da estratégia.
Mais informações sobre a pesquisa pública estão disponíveis no Observatório da Estratégica da Justiça Federal; clique aqui para acessar o banner da pesquisa.
Fonte: CJF em 12/09/2020